Usina Cultural oferece oficinas, filmes e teatro gratuitos em maio
maio 6, 2025
0
Usina Cultural reúne oficinas, teatro e exposições em maio com entrada gratuita para o público de Nova Friburgo
Ler resumo da notícia
A Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, preparou uma programação gratuita durante o mês de maio com oficinas artísticas, sessões de filmes, apresentações teatrais e exposições. Para começar, as atividades têm início no dia 8, com a oficina “Maria”, e seguem logo depois com nomes de destaque como Jota Mombaça e Rosana Paulino, além disso, há também debates sobre memória e cultura que enriquecem ainda mais o evento.
Entre os destaques, está o encerramento da exposição “NATIVA – Arte, Natureza e Sociedade Contemporânea”, no dia 24, e, em seguida, a estreia da nova mostra “Luzes da Memória – Modernidades”, marcada para o dia 26. Por fim, a agenda cultural termina com apresentações no teatro e a Cabine Itinerante, garantindo ao público experiências sensoriais e reflexivas.
Programação cultural gratuita movimenta maio em Nova Friburgo
Programação cultural gratuita marca o mês de maio na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo. A agenda começa nesta quinta-feira, 8 de maio, com a oficina “Maria”, que contará com a presença de Data Show Iltinho no Salão Nobre. Ao longo do mês, o espaço vai receber oficinas com artistas convidados, sessões de filmes, apresentações teatrais e novas exposições. Em primeiro lugar, o objetivo da programação é oferecer experiências imersivas e acessíveis ao público local.
Publicidade
Publicidade
Oficinas com artistas renomados e troca de saberes
A oficina “Maria” continua no dia 15 de maio, com a participação de Jota Mombaça ao lado de Iltinho. Já no dia 22, a artista Rosana Paulino assume a condução da atividade, que acontecerá tanto no Salão Nobre quanto no Teatro. Além disso, no mesmo dia, será exibido um filme seguido de uma palestra sobre memória, promovendo uma discussão profunda sobre identidade e lembranças sociais.
No dia 24, a exposição NATIVA – Arte, Natureza e Sociedade Contemporânea chega ao fim. A mostra trouxe ao público uma reflexão sobre a relação entre humanidade e meio ambiente. Logo depois, no mesmo espaço da Usina Cultural, no dia 26, a nova exposição Luzes da Memória – Modernidades estreia, prometendo provocar olhares inovadores sobre o conceito de modernidade e suas heranças culturais.
Publicidade
Publicidade
Teatro e experiências interativas fecham o mês
Por fim, no dia 24, o Teatro da Usina recebe uma apresentação especial, seguida pela Cabine Itinerante, que propõe uma experiência teatral interativa e envolvente. Dessa forma, a Usina Cultural encerra o mês com uma celebração da diversidade artística. “Projetos como esses são fundamentais para fortalecer os laços comunitários e fomentar a arte e a cultura”, destaca Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.