16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Cultura Geral Principal

SOS Clube de Xadrez: Friburgo mobiliza-se por prédio histórico

  • maio 12, 2025
  • 0

Movimento popular busca impedir a demolição de edifício tombado na Praça do Suspiro.

SOS Clube de Xadrez: Friburgo mobiliza-se por prédio histórico
Em Nova Friburgo, o movimento SOS Clube de Xadrez atua para impedir a demolição do prédio centenário da Avenida Galdino do Valle Filho. O edifício exibe um estilo mourisco e recebeu o tombamento em 2012. Agora, enfrenta a ameaça de ser substituído por um empreendimento imobiliário de sete andares, o que comprometeria o conjunto arquitetônico da Praça do Suspiro. Moradores e defensores do patrimônio cultural da cidade se uniram para proteger a estrutura, a memória e a identidade local. O grupo lançou um abaixo-assinado online para pressionar as autoridades. Além disso, divulga atualizações e ações pelo perfil  @sosclubexadrez no instagram.

SOS Clube de Xadrez luta para preservar prédio histórico em Friburgo

Primeiramente, é importante destacar que o movimento SOS Clube de Xadrez surgiu em Nova Friburgo com uma causa nobre. Localizado na Avenida Galdino do Valle Filho, o prédio centenário que abrigou o Clube de Xadrez tornou-se símbolo da luta pela preservação da memória local, cultural e história da cidade.

 

Publicidade
Publicidade

Prédio centenário ameaçado

O edifício, de estilo mourisco e tombado desde 2012, enfrenta uma grave ameaça. Não apenas isso, ele pode ser substituído por um projeto imobiliário de sete andares. Tal como alertam os moradores, o impacto seria direto no conjunto arquitetônico da tradicional Praça do Suspiro.

 

Movimento para preservar a história

Em primeiro lugar, a comunidade local e apoiadores do patrimônio histórico se organizaram. Além disso, o SOS Clube de Xadrez se articula ativamente para impedir a destruição do prédio. Juntamente com outros movimentos culturais, a meta é proteger a memória e a identidade de Nova Friburgo.

 

A importância do prédio para Nova Friburgo

Por exemplo, o prédio representa décadas de história e convivência social. Entretanto, o projeto imobiliário pode colocar em risco esse legado. Apesar disso, os organizadores do movimento acreditam que preservar o local é preservar a essência da cidade.

Publicidade
Publicidade

Convocação à comunidade

Da mesma forma, a equipe do movimento busca ampliar o alcance da causa. Por isso, convida os moradores a apoiarem a campanha. O abaixo-assinado está disponível para adesão em https://forms.gle/Bso32LDjXFTvM1Fn8. Enquanto isso, informações atualizadas podem ser acompanhadas pelo Instagram @sosclubexadrez.

Por fim, o SOS Clube de Xadrez reforça que essa é uma luta para impedir que a cultura friburguense seja apagada em nome do lucro. Para concluir, preservar esse prédio é preservar a alma da cidade.

 

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru