Serviços crescem 1,8% no RJ em maio, acima da média nacional
julho 11, 2025
0
Setor de serviços no Estado do Rio supera média nacional em maio e fortalece a recuperação econômica, com destaque para turismo e tecnologia
Ler resumo da notícia
Serviços crescem 1,8% no RJ em maio, acima da média nacional
Serviços em alta marcam o desempenho da economia do Estado do Rio de Janeiro no mês de maio. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11), pelo IBGE, o volume de serviços cresceu 1,8% em relação a abril. Esse número coloca o estado bem acima da média nacional, que foi de apenas 0,1%.
Publicidade
Publicidade
Crescimento acumulado no ano e na comparação anual
Em primeiro lugar, o desempenho de maio foi impulsionado por áreas como serviços profissionais, administrativos, complementares e de informação e comunicação. Além disso, o resultado acumulado do ano mostra um avanço de 2,4%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi ainda mais expressivo, com alta de 2,7%.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Turismo em destaque no Estado
Ademais, o levantamento do IBGE também indica que o Rio de Janeiro liderou o crescimento nas atividades turísticas entre abril e maio, com uma alta de 2,3%. Em comparação com maio de 2024, a atividade turística fluminense saltou 22,2%, consolidando-se como um dos motores da economia regional, inclusive em municípios como Nova Friburgo, que têm investido fortemente em roteiros ecológicos, gastronomia e eventos culturais.
Publicidade
Serviços seguem como força econômica no estado
Por isso, a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou a importância do setor. “O setor de serviços do Estado do Rio segue, neste ano, registrando os impactos mais importantes na pesquisa do IBGE. Isso impulsiona não apenas a economia fluminense, mas também a economia nacional”, pontuou.
Nova Friburgo sente os reflexos da expansão
Embora os dados do IBGE se refiram ao estado como um todo, os reflexos positivos têm sido sentidos em cidades do interior, como Nova Friburgo. A movimentação no comércio, turismo e setor de tecnologia local reforça a tendência de recuperação econômica no município.
Por fim, os números reforçam que os serviços em alta continuam sendo o motor principal da economia do Rio, com potencial para alavancar o desenvolvimento regional e nacional.