23°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Principal

Conheça o perfil do Papa norte-americano eleito: Leão XIV assume o trono da Basílica

  • maio 8, 2025
  • 0

Após 4 votações no conclave, Robert Prevost é anunciado como novo líder da Igreja e já fez sua primeira bênção na sacada do Vaticano

Conheça o perfil do Papa norte-americano eleito: Leão XIV assume o trono da Basílica

Após quatro rodadas de votação no conclave, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o novo papa, adotando o nome de Leão 14. Em primeiro lugar, sua escolha marca um momento histórico, já que ele é o primeiro pontífice dos Estados Unidos a liderar a Igreja Católica. Logo depois do anúncio oficial feito pelo cardeal Dominique Mamberti, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e concedeu a tradicional bênção urbi et orbi.

Antes de sua eleição, Prevost atuava como prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável por nomeações episcopais em todo o mundo. Além disso, ele possui formação em Matemática e ingressou no sacerdócio aos 22 anos. Por isso, sua trajetória une experiência acadêmica e pastoral. Entre os cardeais votantes, sete brasileiros participaram do conclave, incluindo Dom Odilo Scherer e Dom Orani Tempesta, reforçando a presença do Brasil nesse momento decisivo para a Igreja.

Papa norte-americano assume o trono de São Pedro como Leão XIV

O mundo testemunhou a eleição de um papa norte-americano. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido em Chicago (EUA), assumiu a liderança da Igreja Católica. Os cardeais realizaram quatro escrutínios no conclave nesta quarta-feira e, ao final, anunciaram sua escolha. Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e se apresentou aos fiéis como o novo pontífice.

Publicidade
Publicidade

Leão XIV: o nome escolhido

Prevost escolheu o nome Leão XIV para simbolizar sua nova missão, inspirando-se em pontífices reformistas do passado. O cardeal Dominique Mamberti anunciou a eleição em latim logo após o fim da votação, dizendo: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” – expressão que, em português, significa “Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”.

Antes de sua eleição, Prevost comandava o Dicastério para os Bispos, órgão responsável por nomear bispos ao redor do mundo. Ele concluiu a graduação em Matemática e, aos 22 anos, ingressou na vida religiosa, ordenando-se padre.

Primeira aparição como pontífice

O novo papa surgiu na sacada da Basílica de São Pedro logo após a confirmação oficial. Ele vestiu a batina branca, acenou aos fiéis e, com serenidade, concedeu a bênção urbi et orbi – à cidade e ao mundo –, abrindo oficialmente seu pontificado diante de milhares de pessoas.

Os cardeais reunidos na Capela Sistina votaram para eleger o novo pontífice. Embora não tenham divulgado o número exato de votos, eles garantiram a eleição ao atingir pelo menos 89 votos, o que corresponde a dois terços dos 133 votantes.

Publicidade
Publicidade

Representação brasileira no conclave

Sete cardeais brasileiros participaram ativamente da escolha. Dom Odilo Scherer, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Leonardo Steiner, Dom Jaime Spengler, Dom Sérgio da Rocha, Dom Orani Tempesta e Dom João Aziz exerceram seu direito de voto e integraram o processo histórico.

A Igreja Católica abriu um novo capítulo ao colocar um norte-americano no trono de São Pedro. A escolha de Leão XIV reforça a diversidade da Igreja e inaugura uma nova fase na condução do Vaticano.

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru