23°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE Geral Meio Ambiente

Obra com tecnologia japonesa chega a Friburgo: veja onde

  • maio 27, 2025
  • 0

Nova Friburgo recebe a primeira Barreira SABO do Brasil para contenção de barreira, projeto pioneiro é financiado pelo Governo Federal.

Obra com tecnologia japonesa chega a Friburgo: veja onde

Nova Friburgo recebe tecnologia japonesa inédita

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, será o primeiro município do Brasil a usar a tecnologia japonesa de contenção de encostas. O Ministério das Cidades autorizou a construção da Barreira SABO e destinou R$ 20,13 milhões do Orçamento-Geral da União, via Novo PAC, para a execução

Publicidade
Publicidade
Acianf Anuncio

Contenção de Barreira feita com tecnologia japonesa será instalada em área com histórico de desastres

Além disso, os engenheiros vão instalar a Barreira SABO em Duas Pedras, atrás do Hospital São Lucas. Esse local sofreu com os impactos da tragédia climática de 2011. O projeto faz parte do Programa de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais contra Movimentos Gravitacionais de Massa, o Projeto SABO.

Publicidade
05-UNIMED-MES DAS MAES-ANUNCIO-WEB-TV ZOOM-375X300PX-C
Publicidade

Parceria entre Brasil e Japão viabiliza o projeto que utilizará avançada tecnoogia japonsesa

Brasil e Japão desenvolveram o Projeto SABO em cooperação técnica, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A Secretaria Nacional de Periferias homologou o projeto em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os estudos avaliam fluxos de detritos, que são mais destrutivos do que deslizamentos comuns.

Assim sendo, as barreiras ajudam a conter o avanço dos materiais e diminuem a área de impacto dos desastres.

Projeto SABO fortalece a prevenção de desastres

Desde 2018, o Ministério das Cidades coordena o Projeto SABO. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apoia a gestão. Além disso, o projeto se conecta ao Projeto GIDES, encerrado em 2017, o primeiro acordo técnico entre Brasil e Japão.

Esse trabalho gerou seis manuais com diretrizes para obras de contenção e planejamento urbano resiliente.

Governo Federal investe em segurança e resiliência

Por fim, o diretor do Departamento de Mitigação e Redução de Riscos, Rodolfo Moura, destacou que a homologação representa um avanço na redução de riscos de desastres. Ele reforçou o compromisso do Governo Federal em criar cidades mais seguras e resilientes.

“A homologação desta etapa representa um passo significativo na redução dos riscos de desastres, como os que ocorrem historicamente na Região Serrana do Rio de Janeiro, reforçando o compromisso do Governo Federal com a promoção de cidades mais seguras, resilientes e preparadas para os desafios climáticos”,

Dessa forma, a primeira obra com tecnologia japonesa de contenção em Nova Friburgo fortalece a segurança da população e a prevenção de desastres.

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru