Menor índice de roubos no RJ em 14 anos; impacto em Friburgo
maio 27, 2025
0
Nova Friburgo não teve roubos de veículos em abril, acompanhando a expressiva redução de 24% no Estado do Rio de Janeiro
Ler resumo da notícia
Em abril de 2025, Nova Friburgo não registrou roubos de veículos ou cargas, acompanhando a redução de 24% nos roubos de veículos no Estado do Rio de Janeiro, o menor índice desde 2011.
A região também apresentou queda de 47,6% na letalidade violenta e não registrou mortes por intervenção de agentes do Estado. O 11º BPM conquistou a segunda colocação no Sistema Integrado de Metas.
No estado, houve redução de 10% nos homicídios dolosos e crescimento nas apreensões de armas, fuzis, drogas e prisões em flagrante, destacando avanços na segurança pública.
Queda histórica nos roubos de veículos no Estado do Rio
O roubo de veículos apresentou uma expressiva queda no Estado do Rio de Janeiro em abril de 2025. Em comparação ao mesmo mês de 2024, a redução foi de 24%.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registradas 1.579 ocorrências, ou seja, 490 casos a menos do que os 2.069 contabilizados em abril de 2024. Como resultado, esse foi o menor número de roubos para o mês desde 2011.
Além disso, no acumulado de janeiro a abril, o estado contabilizou 8.160 roubos de veículos, uma redução de 2% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados podem ser consultados na plataforma pública e interativa ISP Conecta.
Publicidade
Publicidade
Nova Friburgo zera roubos e mantém segurança exemplar
Em Nova Friburgo, os números são ainda mais positivos. O município não registrou qualquer ocorrência de roubo de veículos ou de cargas no mês de abril.
Além disso, os roubos de carga seguem zerados desde julho de 2023.
Segundo o 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pela segurança em oito municípios da região, a letalidade violenta caiu 47,6%, passando de 17 para 10 casos.
Os homicídios dolosos também diminuíram, indo de 15 para 10. Da mesma forma, as tentativas de feminicídio reduziram de cinco para dois casos.
Importante destacar que a região não registrou nenhuma morte por intervenção de agente do Estado em 2025. Além disso, não há registros de latrocínio desde outubro de 2024.
Esse desempenho garantiu ao 11º BPM a segunda colocação no Sistema Integrado de Metas da segurança pública estadual.
“Seguimos firmes na missão de servir e proteger, trabalhando para que nossa região continue sendo uma das mais seguras do Estado do Rio de Janeiro”, publicou o batalhão em suas redes sociais.
Outros índices positivos no Estado do Rio
Além disso, o Estado do Rio apresentou melhora em outros índices de criminalidade. Por exemplo, os homicídios dolosos caíram 10%, com 205 mortes registradas em abril.
A produtividade policial também aumentou. Entre janeiro e abril, foram apreendidas 2.185 armas, o que representa um crescimento de 7,3%.
As apreensões de fuzis subiram 10%, totalizando 263 unidades. Ainda mais, houve 8.242 apreensões de drogas, um acréscimo de 6%.
As prisões em flagrante também cresceram 2%, chegando a 14.344 casos no quadrimestre.
Publicidade
Publicidade
Compromisso com o enfrentamento da criminalidade
Segundo Marcela Ortiz, diretora-presidente do ISP, os resultados
“demonstram o compromisso das instituições com o enfrentamento qualificado da criminalidade”
Em síntese, Nova Friburgo e o Estado do Rio seguem em trajetória positiva na segurança pública. Assim sendo, os índices reforçam a confiança da população nas ações das forças policiais.