Mais de 55 mil aposentados do RJ aderem a acordo do INSS
julho 18, 2025
0
Adesão ao acordo do INSS avança no Rio de Janeiro e pagamentos corrigidos começam em 24 de julho, direto na conta dos beneficiários.
Ler resumo da notícia
Pagamentos corrigidos começam no dia 24 de julho, sem necessidade de ação judicial
O Acordo do INSS já conta com a adesão de 55.080 aposentados e pensionistas no estado do Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, esse número representa 33% dos beneficiários aptos e coloca o estado entre os maiores percentuais de adesão do país. Ao todo, mais de 582 mil pessoas já aceitaram o acordo em todo o Brasil, o que corresponde a 30,4% dos 1,9 milhão de cidadãos aptos.
Pagamentos começam já na próxima quinta-feira
A partir de 24 de julho, os pagamentos dos valores ressarcidos começam a ser realizados. Como resultado, os beneficiários recebem o valor integral corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde recebem seus benefícios mensais. Além disso, a ordem de pagamento segue a sequência de adesão: quem aceitou o acordo primeiro, recebe primeiro.
Publicidade
Publicidade
Quem pode aderir ao acordo
Para começar, podem aderir os aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos superaram esse prazo, o que equivale a 1,9 milhão de pessoas, já que alguns beneficiários apresentaram mais de uma contestação.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Como aderir ao acordo do INSS
A adesão é gratuita e não exige envio de documentos. Dessa forma, os valores são devolvidos pela via administrativa, sem necessidade de ação judicial. Para aderir, o beneficiário pode consultar os valores e aceitar o acordo pelos seguintes canais:
Aplicativo ou site Meu INSS
Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios
Importante: A Central 135 serve apenas para tirar dúvidas e registrar contestações, mas não realiza adesão ao acordo.
Publicidade
Passo a passo para aderir pelo Meu INSS
Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha;
Vá em “Consultar Pedidos”;
Clique em “Cumprir Exigência” (caso haja mais de um pedido);
Role a tela, leia as informações e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”;
Clique em “Enviar”.
Depois disso, basta aguardar o pagamento na conta do benefício.
Prazo para contestações segue aberto
Além disso, os canais de contestação seguem abertos até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. O prazo poderá ser prorrogado, caso haja necessidade. Os canais disponíveis para isso são:
Aplicativo Meu INSS
Central 135
Agências dos Correios
E quem já recebeu resposta da entidade?
Nesses casos, o pedido ainda está em análise. O beneficiário será notificado e poderá aceitar os documentos, contestar por suspeita de falsidade ou recusar a assinatura. Caso conteste, a entidade terá até cinco dias úteis para devolver o valor. Se isso não acontecer, a Defensoria Pública orientará os próximos passos para possível ação judicial.