FriCine vira Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro
maio 20, 2025
0
Reconhecimento fortalece a importância cultural e ambiental do festival friburguense
Ler resumo da notícia
FriCine é Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro
FriCine é Patrimônio. Essa foi a grande notícia do dia 16 de maio, quando Nova Friburgo completou mais um ano de história. Para marcar a data, o governador em exercício, Thiago Pampolha, sancionou a Lei nº 10.780. O texto reconhece oficialmente o Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Publicidade
Publicidade
FriCine: reconhecimento de uma trajetória de impacto
Em primeiro lugar, vale destacar que o FriCine foi criado em 2006 pelos cineastas e ambientalistas Pedro e Ana Cavalcanti. Desde então, consolidou-se como um dos principais eventos de cinema com viés socioambiental no Brasil. O festival promove sustentabilidade não apenas ambiental, mas também social, econômica e cultural.
Além disso, o evento exibe gratuitamente filmes de diversas partes do mundo, com mostras competitivas regionais e internacionais. Na última edição, por exemplo, mais de 2.500 filmes foram inscritos.
Entretanto, o FriCine não se limita à exibição de filmes. O festival também oferece palestras, mesas-redondas e painéis com nomes de peso. Entre eles, Leonardo Boff, André Trigueiro e os cineastas Roberto Farias, Vladimir Carvalho, Walter Carvalho e Silvio Tendler.
Da mesma forma, o festival atua na formação de jovens talentos. Desde 2019, realiza a Oficina de Criação Cinematográfica, que aproxima alunos das escolas locais do universo do cinema. Com orientação de Alan Andrade e Manoel Espedito, os jovens transformam redações em curtas-metragens exibidos no festival.
Educação, cultura e identidade local
Como resultado dessa atuação multifacetada, o festival constrói pontes entre cultura, educação e consciência ambiental. A iniciativa já se tornou uma importante ferramenta de valorização da identidade friburguense.
FriCine é Patrimônio, e agora essa afirmação está gravada também na história oficial do Estado do Rio de Janeiro.