Empreendedores jovens ganham apoio de universidades no Brasil
maio 8, 2025
0
Estudantes têm apoio prático para criar startups com impacto social, criatividade e inovação
Ler resumo da notícia
Universidades impulsionam jovens empreendedores no Brasil
Empreendedores jovens estão em ascensão no Brasil, estimulados por fatores como pejotização, desejo por autonomia e iniciativas de universidades. Em primeiro lugar, o modelo de trabalho por CNPJ tem crescido, o que ajuda a explicar o aumento de microempresas. Além disso, segundo Lucimar Dantas, head do Hub do Ibmec RJ, dois em cada três brasileiros já empreendem ou pretendem abrir um negócio.
Publicidade
Publicidade
Autonomia e desafios do empreendedor
Para começar, muitos jovens se atraem pela liberdade de gerenciar o próprio tempo. Entretanto, Lucimar alerta que a autonomia pode se tornar armadilha sem organização. Por isso, o empreendedor precisa combinar visão de futuro com planejamento eficaz. Segundo ela, esse perfil antecipa oportunidades, enxerga cenários e age com clareza sobre seus objetivos.
Da mesma forma, a flexibilidade é essencial para ajustar rotas e minimizar riscos. Como destaca Stephanie Kalynka, líder de negócios da Universidade Estácio de Sá, criatividade, trabalho em equipe e networking formam o tripé do empreendedor moderno. Assim sendo, instituições de ensino passaram a investir em programas práticos que fortalecem essas competências.
Entre essas iniciativas, destaca-se o Startup Experience, da Estácio. Por exemplo, o programa oferece mentorias, treinamentos, desenvolvimento de projetos e apresentações em pitch. Como resultado, os vencedores recebem prêmios em dinheiro e têm os projetos incubados em hubs de grandes empresas.
Além disso, a vivência prática ajuda os estudantes a desenvolver resiliência, raciocínio analítico e aprendizado contínuo. Segundo Stephanie, o empreendedorismo exige compreensão de todas as etapas: da ideia à execução.
Para ilustrar, Jackeline Menezes, aluna de Gestão de Mídias Sociais, criou a startup TechEducativo.Com com foco em tutoria tecnológica para professores. A título de exemplo, ela escolheu a vertical de educação e usou a IA como ferramenta para apoiar educadores com novas formas de ensino. Segundo ela, a experiência foi transformadora.
Publicidade
Publicidade
Hubs de inovação oferecem estrutura e rede de apoio
Enquanto isso, o Ibmec Hubs oferece um espaço moderno para quem deseja empreender com suporte técnico. Com isso, os alunos participam de palestras, minicursos, desafios e mentorias com profissionais do mercado. Além disso, o espaço funciona como coworking, promovendo conexões com empresas parceiras.
Para concluir, as inscrições para o Ibmec HubsRio 2025 estão abertas até 12 de maio. Dessa forma, jovens com ideias inovadoras encontram um ambiente propício para tirar seus projetos do papel e fazer a diferença no mercado. 🔗 Link de inscrição