Descontos ilegais INSS: consulta permite pedir devolução
maio 14, 2025
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Aposentados e pensionistas devem verificar notificações e solicitar reembolso
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A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a devolução de descontos ilegais INSS. Em primeiro lugar, é necessário acessar o aplicativo Meu INSS, o site oficial ou ligar para o número 135. Além disso, o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” permite identificar quais entidades realizaram os descontos no benefício. Como resultado, o segurado pode verificar se houve cobranças não autorizadas e pedir o reembolso de forma rápida e segura.
Enquanto isso, o INSS alerta para possíveis instabilidades no sistema devido ao alto volume de acessos. Por isso, o ideal é tentar fora do horário de pico, como após as 16h ou aos sábados. Também é importante destacar que o INSS não realiza contato por telefone ou SMS, evitando assim golpes. Por fim, ao participar dessa iniciativa, os beneficiários protegem seus direitos e garantem a correção de valores indevidamente descontados por descontos ilegais INSS.
Consulta do INSS permite devolução de descontos ilegais
Aposentados e pensionistas já podem contestar descontos ilegais INSS e pedir a devolução dos valores. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou, nesta quarta-feira (14), o sistema para que os segurados façam a solicitação diretamente pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135.
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Como acessar o aplicativo e conferir os descontos
Os segurados devem baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Em seguida, precisam criar uma conta com CPF e senha, que também serve para acessar outros serviços públicos via Gov.br. Depois do login, os usuários devem clicar no ícone do sino, ativar as notificações e buscar a função “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Esse serviço exibe o nome da entidade responsável por descontos no benefício. Ao identificar cobranças não autorizadas, os segurados podem solicitar imediatamente o reembolso. Além disso, o sistema também informa quem não sofreu nenhum desconto.
O INSS começou a enviar notificações para cerca de 9 milhões de pessoas na terça-feira (13). A alta demanda causou instabilidades no aplicativo, mas a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia, já acompanha a situação em tempo real para manter a estabilidade do sistema.
O governo também busca ampliar o atendimento. Para isso, negocia com os Correios a abertura de 8,5 mil agências em todo o país, com o objetivo de atender presencialmente quem não usa meios digitais.
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INSS alerta para golpes
O INSS reforça que não envia mensagens por SMS e não faz ligações para falar sobre os descontos. O único canal oficial de comunicação é o aplicativo Meu INSS. Quem tiver dúvidas deve acessar o portal gov.br/inss ou ligar para a central 135, de segunda a sábado, entre 7h e 22h. Para facilitar o atendimento, o instituto recomenda ligar após as 16h ou aos sábados.
A equipe do INSS também informa que os beneficiários já começaram a receber dois tipos de mensagens: uma para quem teve descontos e outra, enviada anteriormente, que confirma a ausência de qualquer cobrança. Dessa forma, o instituto busca garantir transparência e segurança no processo.
Por fim, os segurados devem aproveitar esta oportunidade para reaver valores retirados de forma indevida. O acesso ao aplicativo e a verificação dos dados permitem que todos possam recuperar prejuízos causados por descontos ilegais INSS e proteger seus benefícios.