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Educação Integral de Nova Friburgo é Destaque Nacional

  • agosto 4, 2025
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Colégio de Nova Friburgo será apresentado na Mostra Nacional após reconhecimento do MEC pela excelência na Educação Integral

Educação Integral de Nova Friburgo é Destaque Nacional

O Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I, de Nova Friburgo, foi selecionado pelo MEC como exemplo de prática inspiradora em Educação Integral. A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, realizado em parceria com a UFMG, que visa identificar e disseminar boas práticas educacionais. O projeto friburguense será uma das 127 experiências apresentadas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, nos dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte. Além da participação no evento, haverá o lançamento de um mapa interativo em outubro e um caderno de narrativas em dezembro. A partir de março de 2026, a escola também integrará uma rede de intercâmbio entre secretarias de educação. O reconhecimento nacional destaca o compromisso de Nova Friburgo com uma educação pública de qualidade e contextualizada, valorizando as especificidades locais por meio da Educação Integral.

Colégio CEFFA Rei Alberto I representa o município em evento nacional do MEC

Educação Integral colocou Nova Friburgo em evidência nacional, após o Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A escola foi selecionada para participar da Rede de Trocas, da Mostra Nacional e do Mapa de Experiências Inspiradoras.

Antes de tudo, vale destacar que a divulgação do resultado ocorreu na terça-feira, dia 29. A Secretaria de Educação Básica (SEB) conduziu um webinário para anunciar oficialmente as escolas públicas selecionadas por suas práticas inovadoras em Gestão e Projetos Pedagógicos voltados à Educação Integral em Tempo Integral.

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Projeto friburguense integra programa nacional

Primeiramente, é importante entender que essa seleção faz parte do Programa Escola em Tempo Integral. Essa iniciativa é promovida pela SEB, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo de pesquisa Teia.

Além disso, o programa visa mapear, valorizar e compartilhar práticas educacionais bem-sucedidas. Como resultado, escolas com projetos inovadores têm a oportunidade de trocar experiências e ampliar seu impacto em outras redes de ensino.

Não apenas isso: o reconhecimento permite que as experiências locais ganhem visibilidade em todo o país. Da mesma forma, fortalece o compromisso com uma educação pública de qualidade, centrada nas realidades territoriais.

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Ações previstas para os próximos meses

Entre as iniciativas anunciadas, destaca-se o lançamento de um mapa interativo com todas as práticas contempladas, previsto para outubro. Em seguida, a publicação de um caderno com narrativas de 25 redes de ensino está programada para dezembro.

Ademais, nos dias 1º e 2 de outubro, a UFMG sediará a Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras. O evento contará com a participação das 127 experiências selecionadas, entre elas a de Nova Friburgo. Posteriormente, em março de 2026, terá início a Rede de Trocas entre as secretarias envolvidas no projeto.

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Educação pública com identidade local

Por outro lado, esse reconhecimento não se limita a números ou apresentações. Para a secretária de Educação de Nova Friburgo, Caroline Klein, trata-se de um avanço simbólico e concreto.

“Ver uma escola de Nova Friburgo ser escolhida como experiência inspiradora em nível nacional nos enche de alegria. Isso reforça a importância de investir em uma educação pública de qualidade, que respeita as realidades locais”, afirmou.

Em síntese, participar de um evento nacional representa um marco para o município. Dessa forma, o projeto mostra que é possível alinhar inovação pedagógica à valorização das especificidades territoriais.

Para concluir, Educação Integral consolida-se como eixo estruturante da política educacional friburguense. O destaque nacional fortalece a rede local e inspira a continuidade de práticas comprometidas com a transformação social e o pertencimento comunitário.

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