DESTAQUE Geral Polícia

Agosto Lilás: Forças de segurança do RJ lançam Operação Shamar

  • agosto 1, 2025
  • 0

Campanha Agosto Lilás reúne Polícia Civil e Militar para combater a violência doméstica no Rio de Janeiro

Agosto Lilás: Forças de segurança do RJ lançam Operação Shamar

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a operação shamar, ação integrada das polícias Civil e Militar dentro da campanha Agosto Lilás. A força-tarefa atua em todo o estado com cumprimento de mandados de prisão e atividades educativas para conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher. Delegacias e batalhões reforçam o atendimento a vítimas e denúncias. A Polícia Militar intensifica visitas e fiscalização por meio da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, enquanto a Polícia Civil investiga, previne e realiza operações contra crimes de gênero. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação reúne órgãos públicos e sociedade civil. O nome Shamar, de origem hebraica, significa cuidar e proteger, valores que guiam a ação para garantir dignidade e segurança às mulheres.

Forças de segurança do RJ lançam Operação Shamar em Agosto Lilás

O  Governo do Estado do Rio de Janeiro lança nesta sexta-feira, 1º de agosto, a operação shamar. A Secretaria de Segurança Pública organiza a ação junto com a Polícia Civil e a Polícia Militar. Em primeiro lugar, a iniciativa integra a campanha Agosto Lilás e busca enfrentar a violência contra a mulher com atividades em todo o estado.

 

Publicidade
Publicidade

Mandados de prisão e atividades socioeducativas

Além disso, a operação cumpre mandados de prisão e promove ações educativas em escolas, redes sociais e espaços públicos. Dessa forma, batalhões e delegacias ampliam o atendimento de denúncias de violência doméstica e familiar. Assim sendo, a mobilização age tanto na repressão quanto na prevenção.

– Essa ação representa mais do que segurança pública. É um compromisso do governo com a vida e a dignidade das mulheres. Não aceitamos violência de gênero e vamos mobilizar todos os esforços para proteger quem mais precisa – afirmou o governador Cláudio Castro.

 

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade

Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida

Ademais, a Polícia Militar atua de maneira mais intensa com a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. Dessa forma, as equipes fiscalizam medidas protetivas, realizam visitas de acolhimento e oferecem apoio direto às mulheres assistidas. Em situações de emergência, a população continua a acionar o 190.

Por outro lado, a Polícia Civil investiga crimes, reforça ações de inteligência, promove prevenção, oferece palestras e atua com repressão em casos de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

 

 

Publicidade

Ação nacional coordenada

Como ilustração, a operação shamar ocorre em todos os estados sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Portanto, forças de segurança, órgãos públicos e sociedade civil trabalham de forma integrada. Assim sendo, a mobilização protege a vida, garante dignidade e apoia as vítimas.

– A operação fortalece o papel das forças de segurança como agentes de proteção, com escuta, acolhimento e combate à violência contra a mulher – ressaltou Victor dos Santos, secretário de Segurança Pública.

O nome Shamar, de origem hebraica, significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. Em síntese, essa palavra inspira a missão das equipes nesta ação.

 

 
 
Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru