Feira de Negócios Florescer será dia 5 de julho em Friburgo
junho 30, 2025
0
Projeto Florescer realiza feira com foco no empreendedorismo feminino em Friburgo
Ler resumo da notícia
A primeira Feira de Negócios do Projeto Florescer será realizada em Conselheiro Paulino, Nova Friburgo, no dia 5 de julho, das 9h às 16h. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, visa fortalecer o empreendedorismo feminino e oferecer oportunidade de renda a mulheres em situação de vulnerabilidade. O evento contará com a venda de produtos confeccionados pelas alunas do projeto, incluindo roupas, artesanato, decoração e alimentos. Criado em fevereiro de 2024, o Projeto Florescer é desenvolvido pelo CRAS local e oferece cursos gratuitos com foco em autoconhecimento, finanças e práticas de venda. A feira é aberta ao público e representa uma etapa prática essencial na inclusão produtiva e valorização das mulheres empreendedoras de Friburgo.
Fortalecimento da autonomia e da renda
O empreendedorismo feminino movimentará Conselheiro Paulino no sábado, 5 de julho, das 9h às 16h, na quadra da Alunos do Samba (Alunão), com entrada gratuita. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Nova Friburgo promoverá a primeira Feira de Negócios do Projeto Florescer. As mulheres que participam ou já participaram do projeto exibirão e venderão produtos criados durante o curso. Além disso, o público encontrará roupas, itens de artesanato, objetos de decoração e comidas, como churros doces e salgados. Portanto, o evento incentivará a geração de renda e o fortalecimento da economia solidária. Ainda mais, a feira contribuirá para que as mulheres conquistem autonomia financeira e valorizem os pequenos negócios da cidade.
Publicidade
Publicidade
Formação para mulheres empreendedoras
Desde fevereiro de 2024, o CRAS de Conselheiro Paulino desenvolve o Projeto Florescer com foco em mulheres acima dos 18 anos fora do mercado formal. Como resultado, a equipe oferece capacitação empreendedora e incentivo à autonomia. Nesse sentido, a psicóloga Andréa Araújo coordena as ações e acompanha cada participante ao longo do processo. Além disso, o curso inclui quatro módulos sobre autoconhecimento, finanças pessoais, planejamento de negócios e técnicas de venda. Atualmente, a terceira turma realiza o curso de forma ativa. Em seguida, a Secretaria abrirá as inscrições da quarta turma na segunda quinzena de julho. Embora o Cadastro Único não seja obrigatório, a equipe recomenda a inscrição para facilitar o acesso a outros benefícios sociais.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Geração de oportunidades reais
Ao organizar a feira, a Secretaria cria um espaço prático para que as empreendedoras coloquem em ação tudo que aprenderam. Consequentemente, as expositoras ganham visibilidade e melhoram suas chances de venda. Além disso, a comunidade se aproxima dos pequenos negócios e descobre o potencial das iniciativas femininas. Como efeito, o evento também amplia a rede de apoio entre mulheres e público visitante. Por isso, a ação reforça a importância da inclusão produtiva como estratégia de transformação social. Ainda mais, a Secretaria aposta na força das iniciativas locais como ferramenta de empoderamento e desenvolvimento econômico.
Publicidade
Apoio comunitário e impacto social
Para apoiar, o público poderá comparecer à feira e adquirir os produtos apresentados pelas empreendedoras. Dessa forma, os visitantes conhecerão a qualidade dos itens produzidos e contribuirão com a continuidade do projeto. Além disso, a interação entre consumidor e empreendedora fortalecerá os vínculos sociais. Como ilustração, as expositoras poderão trocar experiências, expandir seus contatos e fortalecer a autoconfiança. Por fim, a Secretaria reafirma que o empreendedorismo feminino transforma vidas, impulsiona a dignidade e fortalece a economia friburguense com base na inclusão, solidariedade e autonomia.