21°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Geral Política Principal

Prefeitura de Friburgo suspende licitação do rotativo

  • maio 7, 2025
  • 0

Edital previa gestão de parquímetros e fiscalização eletrônica por 5 anos

Prefeitura de Friburgo suspende licitação do rotativo

A Prefeitura de Nova Friburgo suspendeu, por tempo indeterminado, o processo licitatório do estacionamento rotativo na cidade, previsto no Pregão Eletrônico nº 90.041/2025. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (6) e visa permitir uma reavaliação técnica do edital, incluindo o agrupamento dos itens, além de possíveis ajustes e alterações. O projeto previa a contratação de uma empresa para operar o sistema de rotativo por cinco anos, com instalação de parquímetros multivaga, aplicativo para usuários, portal web, terminais de autoatendimento e fiscalização eletrônica com leitura de placas. Também estavam inclusos softwares de controle e serviços de suporte à operação. Essa suspensão ocorre após críticas da sociedade e questionamentos técnicos, similares aos enfrentados por uma proposta anterior divulgada pela própria Prefeitura. Até o momento, não há uma nova data para a retomada da licitação, e informações adicionais podem ser obtidas por telefone ou e-mail junto aos canais oficiais do município.

 

Nova Friburgo suspende licitação do rotativo de R$ 38,7 milhões

Licitação suspensa representa um novo capítulo na tentativa de modernizar a mobilidade urbana em Nova Friburgo. Na última segunda-feira (6), a Prefeitura decidiu interromper o Pregão Eletrônico nº 90.041/2025, que abriria caminho para uma empresa operar o sistema de estacionamento rotativo por cinco anos. As empresas interessadas teriam até esta terça-feira para disputar o contrato, avaliado em R$ 38,7 milhõe

 

Publicidade
Publicidade
Acianf Anuncio

Prefeitura reavalia o edital

Em primeiro lugar, a Prefeitura publicou a suspensão no Diário Oficial com validade por tempo indeterminado. A Comissão Permanente de Pregão I justificou a medida alegando a necessidade de revisar tecnicamente o edital. Além disso, o grupo técnico identificou a necessidade de reorganizar os itens do projeto e propor ajustes estruturais. Como resultado, o município pretende garantir mais precisão e clareza antes de relançar o processo.

 

Projeto previa gestão tecnológica e moderna

Para começar, o plano incluía a instalação de parquímetros multivaga, um aplicativo voltado aos motoristas, portal web e totens de autoatendimento. Em seguida, o sistema utilizaria câmeras embarcadas para fiscalizar e identificar veículos por leitura de placas.

Além disso, a gestão do rotativo incluiria softwares para controle manual e suporte técnico. Não apenas isso, a empresa vencedora deveria prestar serviços de manutenção e fiscalização, com metas de desempenho monitoradas por tecnologia digital.

 

Processo seguia modelo de concessão administrativa

Antes de tudo, a Prefeitura publicou o aviso do pregão no Diário Oficial em 11 de abril. O processo adotava o modelo de concessão administrativa, que transferiria à empresa contratada a responsabilidade pela gestão das vagas rotativas nas ruas da cidade.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMU) coordenaria todo o processo, atuando como fiscalizadora e responsável por garantir que a operação seguisse padrões de eficiência e legalidade.

 

Publicidade
Publicidade

O que acontece agora?

Enquanto isso, o município ainda não definiu uma nova data para a retomada do processo licitatório. Por isso, os interessados devem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura. Em caso de dúvidas, a população pode ligar para os números (22) 2525-9100 ou 2525-9101 (ramal 287), ou enviar e-mails para [email protected] e [email protected].

Licitação suspensa simboliza uma pausa necessária para que a Prefeitura de Nova Friburgo possa garantir maior eficiência e transparência no processo de contratação do novo sistema rotativo.

 

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru