20°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE Geral

Plano de Contingência: Defesa Civil abre consulta pública em Friburgo

  • maio 6, 2025
  • 0

Consulta pública da Defesa Civil busca participação para plano de prevenção a incêndios e estiagem em Nova Friburgo

Plano de Contingência: Defesa Civil abre consulta pública em Friburgo

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Friburgo abriu uma consulta pública para o Plano de Contingência de Incêndios Florestais e Estiagem de 2025. Em primeiro lugar, a ação busca promover a participação da população, de instituições públicas e privadas, bem como da sociedade civil na construção coletiva do documento. Até o dia 25 de maio, os interessados poderão enviar suas sugestões por meio do site oficial e das redes sociais da prefeitura. Além disso, a proposta visa fortalecer estratégias de prevenção, mitigação e resposta a eventos climáticos extremos que afetam diretamente o município.

Logo depois do encerramento do prazo, uma comissão técnica interdisciplinar irá analisar as contribuições recebidas. Como resultado, o relatório final será publicado junto com a versão consolidada do plano, que servirá de base para sua futura implementação. Por isso, a iniciativa destaca o compromisso da gestão municipal com a segurança ambiental e o engajamento social. Em síntese, a Defesa Civil acredita que o sucesso do plano depende da colaboração ativa de todos os setores da comunidade.

Defesa Civil abre consulta para Plano de Contingência

Plano de Contingência é o foco da nova ação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Friburgo. Em primeiro lugar, a pasta abriu uma consulta pública para aprimorar o Plano de Contingência de Incêndios Florestais e Estiagem referente ao ano de 2025.

A população poderá participar até o dia 25 de maio, enviando sugestões por meio do site oficial da Prefeitura de Nova Friburgo (www.pmnf.rj.gov.br) e pelas redes sociais da prefeitura e da secretaria.

Publicidade
Publicidade
Acianf Anuncio

Participação popular fortalece estratégias de prevenção

Para começar, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a participação cidadã, de instituições públicas e privadas, além da sociedade civil. Dessa forma, a consulta visa construir coletivamente estratégias eficazes de prevenção, mitigação e resposta a incêndios e estiagens.

Além disso, a prefeitura disponibilizou um documento-base e um formulário digital para o envio das sugestões. Como resultado, espera-se ampliar a efetividade e a legitimidade das ações previstas no plano.

Comissão técnica analisará sugestões para Plano de Contingência

Logo depois do fim do período de consulta, uma comissão técnica interdisciplinar analisará todas as propostas recebidas. A equipe será composta por especialistas da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e instituições ambientais.

Entre os nomes que integram a comissão estão:

  • Capitão bombeiro Luciano Luiz da Silva (coordenador operacional)

  • David Raposo Alves (assessor operacional)

  • Luiz Gustavo de Oliveira Martins (engenheiro civil e geotécnico)

  • Pedro Santana Peregrini (geógrafo)

  • Ângela da Cruz de Carvalho (supervisora de Legalização Rural)

  • Izenita de Oliveira Barbosa Brum (coordenadora de guardas-parques da APA Macaé de Cima)

  • Rominique Schmidt (coordenador do Parque Estadual dos Três Picos)

  • Jefferson Clayton da Silva Fontes (coordenador da Guarda Civil Ambiental)

Publicidade
Publicidade

Corpo técnico inclui bombeiros e concessionária no Plano

Ainda mais, a comissão contará com o apoio de:

  • Aspirante oficial bombeiro Lucas Leocádio Gonçalves (6º GBM)

  • Tenente-coronel bombeiro Fábio dos Santos Gonçalves (coordenador da DRDC 4)

  • Vinícius Florêncio de Oliveira (gerente da Águas de Nova Friburgo)

  • Leonardo Freire Dias (geógrafo e mestre em defesa e segurança civil)

Assim sendo, a análise será criteriosa e baseada na expertise técnica de cada membro.

Resultado será publicado no portal oficial

Posteriormente, a comissão publicará o relatório final da consulta e a versão definitiva do plano. Por isso, esse material servirá como base para a implementação das ações preventivas e emergenciais previstas para 2025.

Para mais informações, os interessados podem comparecer à sede da Defesa Civil, na Avenida Alberto Braune, 223 – antiga Rodoviária Leopoldina – ou entrar em contato pelos telefones: (22) 2525-9192, 2525-9157, 2525-9191 e 199. O e-mail da secretaria é [email protected].

Por fim, a Defesa Civil reforça que o sucesso do Plano de Contingência depende do engajamento coletivo da sociedade friburguense.

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru