15°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE Geral Polícia

Papagaio em extinção é resgatado em operação em Friburgo

  • abril 22, 2025
  • 0

Operações do Inea combatem crimes ambientais e resgatam aves em risco em São Fidélis e Nova Friburgo

Papagaio em extinção é resgatado em operação em Friburgo

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Comando de Polícia Ambiental, realizou uma operação em São Fidélis e Nova Friburgo, na última sexta-feira (18/4), para combater crimes ambientais. Durante a ação, os técnicos resgataram dez aves silvestres, incluindo um papagaio chauá, espécie ameaçada de extinção, que era mantido ilegalmente em cativeiro.

Além das aves, os agentes apreenderam armadilhas, munições e uma espingarda em uma casa próxima ao Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. Os responsáveis foram encaminhados às delegacias locais e sofrerão penalidades ambientais.

A operação faz parte de uma força-tarefa que seguirá durante os feriados da Páscoa, Tiradentes e São Jorge, com o envolvimento de cerca de 200 profissionais. O objetivo é proteger a fauna e ordenar o turismo nas unidades de conservação do estado.

  • Inea resgata papagaio ameaçado em operação em Nova Friburgo

    Papagaio ameaçado de extinção foi resgatado durante uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizada na sexta-feira (18/4), em São Fidélis e Nova Friburgo. Além disso, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) participou da ação, que teve como foco o combate aos crimes ambientais nas áreas próximas aos parques do Desengano e dos Três Picos.

Publicidade
Publicidade
Capa Documentário Lendas da Bola

Técnicos salvam aves silvestres em São Fidélis

Os técnicos do Inea vistoriaram uma casa na localidade de Chatuba, em São Fidélis. Durante a inspeção, a equipe encontrou dez aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. Entre os animais estavam quatro coleiros, dois galos-da-serra, dois sanhaços, um trinca-ferro e um tiziu.

Além disso, os agentes seguiram até o bairro Nova Divineia. Lá, encontraram um papagaio ameaçado, da espécie chauá (Amazona rhodocorytha), preso de forma irregular. Como resultado, os moradores que mantinham as aves foram conduzidos à 141ª Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimento.

Posteriormente, os técnicos do Inea transportaram os animais até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado em Seropédica. Por isso, os responsáveis sofrerão penalidades administrativas conforme a legislação ambiental vigente.

Nova Friburgo tem armadilhas e armas ilegais recolhidas

Enquanto isso, a equipe do Inea fiscalizou uma residência localizada próxima ao Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. Durante a abordagem, os agentes encontraram uma espingarda, munições e três armadilhas utilizadas na caça de aves.

A título de exemplo, a equipe também resgatou um trinca-ferro que estava preso em uma das armadilhas. Por esse motivo, os fiscais conduziram o responsável até a 151ª Delegacia de Polícia e o autuaram por crime ambiental. Assim sendo, o material apreendido será entregue às autoridades responsáveis.

Fiscalização segue durante os feriados

Desde então, o Inea tem intensificado operações de fiscalização em diversas unidades de conservação do estado. As atividades começaram na quinta-feira (17/4) e continuarão durante os feriados da Páscoa, Tiradentes (21/4) e São Jorge (23/4).

Além disso, mais de 200 profissionais participam da força-tarefa, incluindo fiscais, técnicos, gestores e guarda-parques. Juntamente com o CPAm, essas equipes trabalham para proteger a fauna silvestre e garantir o ordenamento turístico em áreas naturais.

Estado reforça compromisso com a fauna fluminense

Por fim, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância dessas operações. “Nosso trabalho representa um contraponto firme e legal às práticas criminosas contra o meio ambiente”, afirmou.

Atualmente, o Inea administra 40 unidades de conservação espalhadas pelo território fluminense. Como resultado, essas áreas preservam cerca de 494.017 hectares da Mata Atlântica. Dessa forma, o resgate do papagaio ameaçado reafirma o compromisso do governo com a preservação da biodiversidade.

Publicidade
Publicidade
Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru