Jul 30

Simulação do Corpo de Bombeiros

simulado bombeiros 2Na manhã de hoje a equipe da Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou uma simulação de incêndio em um prédio no centro da cidade, onde funciona o Tribunal Regional do Trabalho. O objetivo é mobilizar a população para a prevenção aos desastres. E ensinar como reagir às situações adversas.

Durante a ação, é feita a retirada das pessoas do espaço e em seguida acontece a preparação para a entrada do Corpo de Bombeiros. Um voluntário é escolhido para ficar no prédio e ser retirado pela equipe em uma maca. Em seguida, é utilizada a mangueira de incêndio. Após a saída dos bombeiros, a Defesa Civil entra no local e verifica a sua estrutura. A atividade traz benefícios principalmente para a equipe do órgão.

E a simulação não é só importante para os funcionários do local, que participaram. É também um treinamento para os membros do Corpo de Bombeiros e para a Defesa Civil.

Jul 30

Comunidade: Córrego Dantas

corrego dantasUm cenário de guerra. As imagens das chuvas de 2011 em Nova Friburgo correram o mundo. Áreas residenciais inteiras deram lugar à terra batida e ao mato que segue crescendo. A tranquilidade do passado deu lugar a dor de cabeça no presente.
Pouca coisa mudou aqui no bairro de Córrego Dantas, um dos locais mais atingidos durante a tragédia de 2011. E quem mora por aqui, reclama que o tempo só trouxe mais dificuldades.
Andando pela via principal, nossa equipe encontrou muito mato, entulhos, falta de drenagem e casas condenadas que ainda necessitam de demolição. O bairro recebeu mais de 40 milhões de reais em obras nos últimos anos, mas muitas delas ainda não estão concluídas. A situação da localidade vem deixando dona Arlete preocupada.
Há cerca de quatro anos, enquanto muitas pessoas deixavam o bairro, dona maria aparecida resolveu se mudar para cá com a família. Mas nem sempre são os problemas oriundos da catástrofe climática que afetam o dia-a-dia. Para ela, falta saúde e segurança. Outro motivo de reclamação é a falta de ônibus. Segundo os moradores, antes da tragédia o micro-ônibus passava entre as ruas Santana do Livramento e Alexandre Bachini, mas que desde a reconstrução da ponte, o transporte público não atende mais a localidade.

Jul 30

Inovações para a Fevest

inova fevestA tradicional feira da moda íntima, Fevest, tem novidades. E o diferencial de cada confecionista será o produto exposto. Por isso é cada vez maior o investimento em inovações. O empresário Carlos Eduardo participa de todas as edições da feira e este ano investiu cerca de 10 mil reais na criação de uma cueca bem diferente. A ideia surgiu com base nos livros de pintura, que servem como terapia e entretenimento para adultos.

Para chegar ao resultado foram meses de pesquisas e testes. Na Fevest estarão disponíveis 3 estampas e as crianças também vão poder aproveitar a novidade. O tecido é 100% algodão. Outra novidade que será lançada na Fevest é a linha de lingerie voltada para terceira idade. A preocupação do fabricante foi criar um produto confortável, sem deixar de ser bonito. A friburguense Marly Pinel, modelo da marca, foi escolhida por ser considerada um ícone da cidade.

Compradores de todo Brasil, que visitarem a feira, vão se surpreender com tanta criatividade dos empresários friburguenses. Essa empresa se preocupa com o meio ambiente e vai lançar uma linha biodegradável. O tecido começou a ser disponibilizado há dois meses e não interfere na qualidade no produto final.

Uma poliamida normal demora cerca de 100 anos para se decompor, a biodegradável leva até 3 anos. Essas são só algumas novidades que a maior feira de lingerie do Brasil vai apresentar.

Jul 28

Dia Mundial Contra as Hepatites Virais

hepatiteA hepatite nada mais é do que a inflamação do fígado. No Brasil, os tipos mais comuns são os causados pelos vírus A, B e C. E pensando no assunto, uma ação para divulgação do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foi realizada pela Secretaria de Saúde do Muncípio. Quem compareceu ao Posto Sylvio Henrique Braune durante esta Terça-Feira pode fazer a testagem rápida que faz o diagnóstico da doença em apenas 20 minutos, além de ter recebido orientações gerais sobre prevenção e tratamento. A vacina contra a hepatite B também esteve disponível.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 400 mil pessoas foram diagnósticadas com algum tipo de hepatite viral desde 1999 até hoje. No caso da hepatite C, por exemplo, mais de três milhões de brasileiros estão infectados com a doença, mas não fazem a menor ideia. O risco é que ela se torne crônica e acabe causando mais danos ao fígado como a cirrose e o câncer.

Apesar de não se manifestar na maioria dos casos, é preciso ficar atento para os seguintes sintomas: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O contágio pode ser causado por vírus, consumo de álcool, uso de remédios e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e também genéticas. O sexo seguro é de fundamental importância para a prevenção.

Outras iniciativas simples também ajudam a evitar a contaminação. Homens, por exemplo, devem tomar cuidado com a higiene dos equipamentos em barbearias. As mulheres também devem ficar atentas à esterilização dos utensílios de salões de beleza, como alicates, lixas e até mesmo o esmalte.

Artigos mais antigos «