Jan 27

Reforma da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Nova Friburgo completa 72 anos no dia 31 de Janeiro, e a comemoração será a reforma do local. Após um longo período à espera de investimentos, uma reforma começou neste mês e deve trazer melhorias como uma nova iluminação, informatização e reorganização do local.O espaço é mantido pela prefeitura e possui cerca de 30 mil livros no acervo. No local, é possível encontrar diversas salas, como a infantil, a de pesquisa, de internet a de braile, entre outras.A biblioteca se encontrava em estado de descuido. Para a responsável pela sala infantil, será a oportunidade de mudança e de chamar a atenção das novas gerações.A obra está acontecendo há 2 semanas e a previsão de entrega das obras é Fevereiro.

Jan 26

Reabertura da Fundação Getúlio Vargas

O local tem um simbolismo pela arquitetura e por toda sua história. Funcionou como Colégio Nova Friburgo, entre 1950 e 1977. Durante seus 27 anos de funcionamento foi considerado um exemplo de excelência em educação. Ronaldo foi aluno da instituição e conta que a dedicação era em período integral, alguns professores moravam na escola. No primeiro dia de aula os alunos recebiam o material completo, desde o uniforme até material de higiene e roupa de cama para os internos. Em 1989 o casarão começou a funcionar como Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, em 1993 virou campus regional da UERJ. Com a tragédia climática de 2011 o espaço ficou interditado e só agora as autoridades voltam a discutir sua reabertura. Segundo a prefeitura, existe uma verba do governo estadual para a revitalização do bairro Vila Nova. É possível que essa verba seja destinada a reconstrução do acesso, já que a estrada foi interditada durante a tragédia e um novo caminho, provisório, foi criado.

 

Jan 23

Projeto Cidade Inteligente

A primeira fase do Projeto Cidade Inteligente prevê a implantação da rede, criação da central de monitoramento, implantação das câmeras, dos servidores de telefonia e de internet. Criado desde 2009, o projeto ganhou força após atragédia de 2011 e agora falta pouco para começar a funcionar. A princípio 32 quilômetros serão monitorados no centro da cidade, havendo possibilidade de atingir futuramente, até 142 quilômetros. Outras quatro câmeras flutuantes podem ser deslocadas conforme a necessidade. Quando o projeto foi criado, a cinco anos atrás, as câmeras não eram tão modernas quanto essas, hoje instaladas em Nova Fribrugo. Até então, esse projeto não gera gastos para o município. 

Jan 22

Obras paradas na Granja Spinelli

Aldacir , que trabalhava na obra, conta que o serviço era terceirizado por uma empresa de outra cidade. No começo, os funcionários estavam sendo pagos, mas após algum tempo de trabalho, a empresa investiu apenas em material e não pagava integralmente os pedreiros. Cerca de 50 famílias aguardam que as obras fiquem prontas. Segundo Aldacir, o investimento de 280 mil reais existiu, mas o pagamento começou a ficar atrasado. A equipe chegou a trabalhar durante 3 meses sem receber, até que decidiu abandonar a obra. Ele mora perto do local e se acostumou a ver o material ser roubado.

Artigos mais antigos «