Mar 05

Balanço na saúde da cidade

Em 2011 foi prometida a instalação do SAMU na cidade. O Serviço de Atendimento Móvel e Urgência, já funciona em boa parte do país e em Nova Friburgo está com as obras em Lumiar quase concluídas. Outra etapa será o processo seletivo de funcionários que já foi realizado, mas segundo o prefeito, faltam recursos.

Sobre a UTI infantil, que recebeu doações da fundação Lili Safra e até hoje não foi inaugurada, o secretário informou que alguns equipamentos já estão sendo utilizados. Outro problema constante na saúde é a falta de remédios. Nossa equipe já esteve na farmácia do hospital mostrando os estoques vazios e as filas. O secretário também falou sobre a disponibilidade dos medicamentos. Em busca de melhorias, o anúncio feito é da construção de uma clínica da família que vai funcionar como uma mini urgência, em Olaria. Segundo o secretário, a solução da saúde mundial é a prevenção. Portanto o bairro, que já tem quatro unidades básicas de saúde, deve receber mais cinco médicos. A licitação para a instalação da UPA, que será no pátio do Hospital Raul Sertã, está marcada para o próximo dia 30. E a prefeitura está também buscando a estadualização do Hospital Raul Sertã, que hoje é mantido pela prefeitura e atende toda a região. O objetivo da troca de poderes é conseguir mais renda aumentar a qualidade do hospital.

Mar 04

Cursos de construção civil são oferecidos gratuitamente

Como uma forma de apoiar os atingidos pela tragédia de 2011, foram criado os cursos na área de construção civil em Nova Friburgo. O aluno estuda de graça e recebe todo material e equipamentos necessários. As aulas duram cerca de dois meses e meio. A profissão de pedreiro, que antes era passada de pai para filho, agora tem normas e técnicas para melhorar o serviço prestado. E se engana quem pensa que essa área é exclusiva dos homens. Os cursos são variados e cada turma tem cerca de 20 alunos.

Mar 03

Serviços prestados pela UPA

UPA 2Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã de hoje, e serviu para esclarecer os benefícios que os pacientes tem ao procurar a Unidade de Pronto Atendimento. Segundo o prefeito Rogério Cabral, a fila de espera no Hospital Raul Sertã poderia ser reduzida drasticamente se os pacientes fossem buscar atendimento na UPA. A UPA de Conselheiro é considerada umas das melhores da região, a terceira no Rio de Janeiro, segundo o Secretário de Saúde. O Trabalho de prevenção, realizado nos postos de saúde, está sendo esquecido pelos friburguenses. Nossa equipe visitou a UPA de Conselheiro Paulino. O serviço prestado por ela é terceirizado, por isso a burocracia é menor e a funcionalidade é diferente. O atendimento é 24 horas e conta com exames, sala para medicação, farmácia e atendimento odontológico.

Mar 02

Aumento da passagem de ônibus na cidade

AUMENTO DA PASSAGEMO aumento foi aprovado pela Prefeitura e pela Comissão de Transportes da Câmara Municipal. E levou em conta os três reajustes dos combustíveis ocorridos em 2014 e o que já está definido para este ano. O objetivo foi manter o equilíbrio financeiro/econômico do contrato firmado, em 2008. Nas ruas entre os friburguenses o clima era de muita insatisfação.

A princípio, a reivindicação da concessionária era para que a tarifa fosse reajustada para 3 reais e 44 centavos, o que não foi aceito. A revisão deste ano prevê novas obrigações, como a compra de mais 10 coletivos e investimento na implantação do sistema de transporte BRS, inspirado no Rio de Janeiro. Nossa equipe procurou por pessoas que utilizam o serviço prestado pela FAOL, única empresa de ônibus da cidade. E para Luiz Muzi, que precisa do ônibus diariamente, o friburguense até pagaria a mais se a qualidade do serviço fosse melhor.

Luciane é uma estudante e espera o ônibus para ir para escola. Para ela, além do aumento, o transtorno é ainda maior, pois ainda não tem o cartão do transporte para ir estudar, e o dinheiro gasto poderia ser investido na própria educação.

Artigos mais antigos «