Espaço Memória: a reabilitação multidisciplinar da Terceira Idade

Rafael Seabra

“É uma ideia maravilhosa”, assim a aposentada Maria José Guimarães, 89 anos, qualificou o trabalho desenvolvido pelo projeto Espaço Memória. A iniciativa tem o objetivo de oferecer aos idosos com declínio cognitivo e demência ações educativos, reflexivos e preventivos para permitir melhor qualidade de vida.

O projeto Espaço Memória conta com uma equipe multidisciplinar formada pelas profissionais: Katya Guimarães (Psicóloga), Vilma Libanio (Pedagoga), Luciane Silva (Enfermeira) e Artur Fernandes (Apoio Operacional).

– Nosso objetivo é proporcionar um espaço multidisciplinar justamente para oferecer um olhar diferenciado e resgatar a história dos idosos. Realizamos esse trabalho com muita responsabilidade e dedicação, garantiu Katya Guimarães.

Para a advogada, Gilda Gomes, de 89 anos, o projeto está sendo fundamental para desenvolver suas habilidades.

– Meu apoio a esse projeto é total. Essa iniciativa está sendo maravilhosa para conhecer novas pessoas e desenvolver ainda mais minhas habilidades. É um projeto muito bom, complementou Guimarães.

Objetivo é desenvolver a qualidade de vida dos idosos

O Espaço Memória oferece aos idosos atividades diárias variadas que ajudam a manter e desenvolver as diversas habilidades dos participantes. Além disso, é um espaço de descontração e integração entre as pessoas atendidas pelo projeto.

Durante o atendimento, o idoso tem a oportunidade de participar de alguns programas promovidos pela equipe multidisciplinar. No “Recordar é Viver” os assistidos desenvolvem habilidades através da música. Através do “Jogo Divertido” desenvolvem a memória e o raciocínio através dos jogos diversificados.

O artesanato também ganha destaque na agenda dos idosos participantes do projeto através do programa “Arteiro”. A culinária também tem seu espaço, pois os participantes preparam receitas tradicionais.

No Espaço Memória, o idoso é o protagonista e ainda tem a possibilidade de participar de contação de histórias através do programa “Era uma vez”. Filmes e documentários são exibidos para proporcionar espaços destinados a discussão e a integração dos assistidos.

– Sempre queremos desenvolver um melhor convívio social e a integração entre eles, além de contribuir para melhorias da memória dos nossos assistidos. Hoje encontramos muitos idosos isolados e alguns com quadro de depressão. Desenvolver essa melhoria na qualidade de vida deles é um dos nossos objetivos, constatou a Pedagoga Social, Vilma Libanio.

Saiba como participar do Espaço Memória

O Espaço Memória atende idosos que estejam isoladas da sociedade ou estejam com dificuldades e/ou em declínio cognitivo. A equipe multidisciplinar do projeto realiza o agendamento de uma entrevista com o idoso ou com a família. Neste processo, são coletadas uma história do paciente com a realização da anamnésia, a avaliação do perfil social e uma análise aprofundada na vida social do idoso.

Após esse processo, o idoso ou a própria família escolhe os horários para o atendimento. O serviço é cobrado e os valores podem ser obtidos através do telefone (22) 99847-6777.

Família também é foco de atenção do projeto

O projeto Espaço Memória também tem o objetivo de oferecer aos familiares dos idosos um suporte para auxiliar na melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade.

– Pelo menos uma vez por mês queremos contar a participação dos familiares dos idosos para que possamos realizar debates com temas relacionados a assuntos voltados à terceira idade, afirmou a psicóloga, Katya Guimarães.

Além disso, os organizadores do programa ainda desejam organizar eventos e viagens com os assistidos para viabilizar a descontração e integração dos participantes.

– Nossa intenção não é ficar apenas aqui no nosso espaço. Queremos montar passeios com o grupo, a fim de ampliar os laços de amizade e as experiências dos membros, destacou a psicóloga.

Espaço Memória surgiu em 20 de outubro deste ano

A ideia de criar o Espaço Memória surgiu há cerca de dois anos, mas o espaço foi oficialmente inaugurado no dia 20 de outubro, e fica na Avenida Alberto Braune, 4, sala 504, no Centro. Informações podem ser obtidas através dos telefones (22) 99847-6777, (22) 99287-9841 e (22) 9 8119-1865.

 

De: Estácio Notícias